FORMAÇÃO

COMO APRENDER UM NOVO IDIOMA?

ABRIL 06, 2021

Há com certeza uma língua que gostavas de aprender, quem não? Infelizmente há sempre uma desculpa para ainda não se ter começado. Vê neste artigo, ferramentas e métodos que podem ajudar-te a aprender uma língua de forma mais rápida e eficiente!

 

COMO COMEÇAR?

Primeiro ponto e mais importante: compromisso para aprender.

Only one way out, começar e acreditar que se vai aprender. Transforma a aprendizagem num novo hábito e coloca-a como uma prioridade até atingires os resultados.

Pode ser difícil colocar no topo das prioridades quando existem tantas distrações e tarefas que nos ocupam o tempo, desde trabalho, estudos, família, amigos, atividades, etc. Apesar de todas as distrações é possível guardar pelo menos 4 horas semanais, distribuídas da forma mais conveniente e praticar a 100%.

 

MÉTODO É ESSENCIAL

A ordem aconselhável para adquirir melhores resultados na aprendizagem é:

Ouvir, Falar, Ler, Escrever.

Ouvir, Falar, Ler, Escrever.

Ouvir, Falar, Ler, Escrever.

Repete e mentaliza.

Claro que podes avançar progressivamente em todos os tópicos em simultâneo, mas enquanto não te sentes à vontade para falar é uma boa ideia ouvir músicas cantadas na língua que pretendes aprender, cantá-la, ler a letra da música e compreendê-la, escrevê-la.

O mesmo se aplica a filmes, documentários ou podcasts. Pode parecer impossível entender sem legendas mas presta atenção inicialmente ao ritmo, expressões e pronúncia da língua e tenta interioriza-la.

 

A TECNOLOGIA É AMIGA

Deixa a tecnologia ajudar. Hoje é possível aprenderes sem saíres de casa através de videoaulas ou dos cursos online como os da Lancaster College. Dessa forma poderás praticar em qualquer hora e dia da semana e ter ainda um Professor para esclarecer dúvidas à distância de um click.

Existem também grupos nas redes socias relacionados com as mais várias línguas e culturas. Não há melhor forma de aprender do que conhecendo e falando com outras pessoas. Aproveita para partilhar ideias sem medo de errar e descobrir curiosidades sobre os países que gostaria de visitar. Pensa na aprendizagem como uma forma para obter novas experiências.

 

SUPER-HERÓI

Aprender uma língua nova vai aumentar muitas das tuas capacidades a nível cognitivo, social e profissional. Estas são algumas delas: maior concentração e memória, pensamento crítico, compreensão de novas fontes de conhecimento (livros, vídeos não traduzidos…), confiança para comunicar e viajar para novos destinos, novo olhar sobre as culturas e possibilidade de novas carreiras profissionais.

Neste momento existem cada vez mais ofertas de emprego em regime 100% teletrabalho, permitindo mudar de carreira sem necessariamente mudar de país.

Existe um mundo à tua espera, transforma-te num verdadeiro super-herói!