Há com certeza uma língua que gostavas de aprender, quem não? Infelizmente há sempre uma desculpa para ainda não se ter começado. Vê neste artigo, ferramentas e métodos que podem ajudar-te a aprender uma língua de forma mais rápida e eficiente!
Primeiro ponto e mais importante: compromisso para aprender.
Only one way out, começar e acreditar que se vai aprender. Transforma a aprendizagem num novo hábito e coloca-a como uma prioridade até atingires os resultados.
Pode ser difícil colocar no topo das prioridades quando existem tantas distrações e tarefas que nos ocupam o tempo, desde trabalho, estudos, família, amigos, atividades, etc. Apesar de todas as distrações é possível guardar pelo menos 4 horas semanais, distribuídas da forma mais conveniente e praticar a 100%.
A ordem aconselhável para adquirir melhores resultados na aprendizagem é:
Ouvir, Falar, Ler, Escrever.
Ouvir, Falar, Ler, Escrever.
Ouvir, Falar, Ler, Escrever.
Repete e mentaliza.
Claro que podes avançar progressivamente em todos os tópicos em simultâneo, mas enquanto não te sentes à vontade para falar é uma boa ideia ouvir músicas cantadas na língua que pretendes aprender, cantá-la, ler a letra da música e compreendê-la, escrevê-la.
O mesmo se aplica a filmes, documentários ou podcasts. Pode parecer impossível entender sem legendas mas presta atenção inicialmente ao ritmo, expressões e pronúncia da língua e tenta interioriza-la.
Deixa a tecnologia ajudar. Hoje é possível aprenderes sem saíres de casa através de videoaulas ou dos cursos online como os da Lancaster College. Dessa forma poderás praticar em qualquer hora e dia da semana e ter ainda um Professor para esclarecer dúvidas à distância de um click.
Existem também grupos nas redes socias relacionados com as mais várias línguas e culturas. Não há melhor forma de aprender do que conhecendo e falando com outras pessoas. Aproveita para partilhar ideias sem medo de errar e descobrir curiosidades sobre os países que gostaria de visitar. Pensa na aprendizagem como uma forma para obter novas experiências.
Aprender uma língua nova vai aumentar muitas das tuas capacidades a nível cognitivo, social e profissional. Estas são algumas delas: maior concentração e memória, pensamento crítico, compreensão de novas fontes de conhecimento (livros, vídeos não traduzidos…), confiança para comunicar e viajar para novos destinos, novo olhar sobre as culturas e possibilidade de novas carreiras profissionais.
Neste momento existem cada vez mais ofertas de emprego em regime 100% teletrabalho, permitindo mudar de carreira sem necessariamente mudar de país.
Existe um mundo à tua espera, transforma-te num verdadeiro super-herói!