QUAL O PASSATEMPO IDEAL PARA TI?

Qual o passatempo ideal para ti?

Ter uma atividade muda rotinas. Deixa-nos predispostos, saudáveis e como os espanhóis dizem com ganas. Mas como escolher a atividade certa para ti?
Primeiro de tudo, conhece a tua rotina.
Segundo, conhece a tua personalidade.
Terceiro, os objetivos que queres alcançar.

E se for impossível conciliar o passatempo com a rotina? (Calma, não vamos já criar problemas).
Muitas das vezes é só uma questão de reorganização ou de dar o primeiro passo.
Vamos deixar algumas dicas para te ajudar a escolher o passatempo ideal.

1. A tua personalidade

És Tímido/a ou extrovertido/a? Relaxada ou de convívios?
Algumas atividades de contacto como as artes marciais ou a dança são desportos sociáveis. Por outro lado, aprender a pintar ou a tocar um instrumento exigem concentração.
Saber o nosso tipo de personalidade e o que se quer desenvolver são pontos de partida fundamentais. Queres exercitar, emagrecer, acalmar, socializar e/ou aprender?

2. As tuas habilidades

Aprofundar aquilo que já gostas pode ser uma excelente ideia para ocupar o tempo de forma mais saudável e rentável. Se gostas de trabalhos manuais ou desenhar, podes voltar a pesquisar sobre o assunto e experimentar novos desafios, exemplo: fazer peças de decoração para a casa ou um pequeno móvel em madeira; pintar uma tela maior ou desenhar um retrato para oferecer. Quem sabe um dia poderás rentabilizar os seus trabalhos.

Se sempre gostaste de dançar, podes aprender novos estilos de dança como a salsa, a kizomba ou a bachata. Começa por assistir a vídeos e escolhe aquele que mais gostarias de aprender. Procura uma escola perto da tua localidade. Caso sejas experiente podes também organizar o teu próprio clube de dança e começar a ensinar outras pessoas.

Afinal quais são as tuas habilidades? E se não reconheces ou te relembras de nenhuma, quais os teus interesses?

3. A tua rotina

Comum
Trabalhas ou estudas das 8h às 17h.
O teu “tempo livre” possível para te dedicares a uma atividade será antes do jantar ou depois do jantar. Melhores intervalos:
• 18h – 20h
• 21h – 23h

Noturna
Trabalhas durante a noite, das 0h às 9h. Dormes das 15h às 23h. Melhor intervalo para praticar atividades:
• 10h – 12h
• 13h – 14h

Turnos
Trabalha por turnos, das 12h às 15h e das 18h às 23h.
Melhores intervalos para atividades:
• 08h – 11h
• 16h – 17h

Livre
Tens a possibilidade de organizar o teu tempo como desejas.
Neste caso o melhor horário para ti depende das tuas características, capacidades e objetivos.

Aqueles que optam pelo lazer como meio de desenvolvimento mental, que amam boa música, bons livros, boas fotos, boas peças, boa companhia, boa conversa — o que são? Eles são as pessoas mais felizes do mundo.” — William Lyon Phelps

5. Reorganiza os horários

Escreve todas as tarefas que tens que realizar com obrigatoriedade e aquelas com que te comprometes, mas tens a possibilidade de alterar. Verifica onde “desperdiças” mais tempo e pensa em alternativas. Exemplo, se vais ao supermercado todos os dias, podes em vez disso fazer uma lista de tudo o que precisas e ir uma a duas vezes por semana, passando menos tempo nas lojas. Se preferes o pão do dia, poderás optar por encomendar a um padeiro para o entregar em casa.

Uma boa parte das pessoas despende muito tempo na cozinha. Planeia as tuas refeições de forma que não tenhas que cozinhar todos os dias, guardando espaço livre para te dedicares a ti.

Ao encontrares o teu passatempo, melhoras a tua qualidade de vida a nível físico, social e mental e seguramente vais ser mais feliz.

Lembra-te que se não quiseres arriscar numa atividade nova, podes sempre optar por alguma que já tenhas frequentado mas desististe sem terminar. Recomeça agora.

Agora que já leste algumas dicas sobre passatempos, partilha o artigo com alguém que está à procura de uma vida mais feliz!